SAIU NA MÍDIA: Conjur publica artigo do 18º lugar no Concurso do CPJ/ AMB

SAIU NA MÍDIA: Conjur publica artigo do 18º lugar no Concurso do CPJ/ AMB

Artigos se basearam em duas pesquisas divulgadas pela AMB

A revista eletrônica Conjur publicou nesta segunda-feira (21) o artigo de Paulo Roberto Fonseca Barbosa: “Violência doméstica e justiça restaurativa: uma alternativa a suprir déficits de legitimidade e eficiência do sistema penal tradicional?”. O autor ficou em 18º lugar no 1º Concurso de Artigos do Centro de Pesquisas Judiciais (CPJ) da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Os artigos foram escritos com base em duas pesquisas divulgadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros: “Estudo da imagem do Judiciário brasileiro”, em colaboração com a Fundação Getulio Vargas (FGV), e “Quem somos. A magistratura que queremos”.

Clique aqui para ler o artigo.

Leia o resumo do trabalho:

O presente artigo visa demonstrar a real incapacidade do sistema de justiça penal tradicional em lidar de maneira legítima e eficaz com o problema da violência de gênero exercida contra as mulheres, notadamente no contexto do ambiente doméstico dos países ocidentais. Nesse passo, por ser uma tendência entre os juízes brasileiros, a justiça restaurativa é apresentada como um instrumento alternativo apto para enfrentar o problema da violência de gênero de forma mais eficaz e legítima, haja vista ter potencialidade para incidir e modificar a matriz cultural da referenciada modalidade de violência, algo comprovadamente inalcançável pelo sistema penal tradicional do mundo ocidental.